quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012


3. RAMOS MUITO FRUTÍFEROS

Essa é uma das partes mais prazerosas desse assunto, pois fala da compensação que é se tornar um ramo de valor. Sim, com certeza há uma grande recompensa. No entanto há um paradoxo interessante entre Deus e o homem: é o fato de que Ele tem prazer em abençoar, em ser generoso e abundante; mas nós temos prazer em receber, obter vitórias, etc., mas com o tempo, a medida qua a natureza de Cristo se consolida em nós firmemente, passamos também a ser como Ele e ter prazer nas coisas que ele tem. Vejamos agora as principais bênçãos de sermos ramos muito frutíferos.

1) Têm orações respondidas, v.7.

Uma das maiores bênçãos que demonstram a nossa comunhão com o Salvador, são as respostas de Deus às nossas orações. À medida que nós priorizamos o Reino de Deus, elas acontecem porque Ele age em nosso favor, quer dizer, “trabalha por aqueles que nele esperam”. Há momentos que nem mesmo oramos, orações conscientes não são realizadas, nem certas coisas desejadas, mas o cuidado peculiar de Deus é nos revelado de maneira surpreendente através de bênçãos especiais que recebemos das suas mãos inesperadamente. Deus, como nosso Bom Pastor, cuida de nós provendo, guiando, protegendo, derramando graça e misericórdia sobre as nossas vidas. É uma bênção  servirmos a Deus, nenhuma outra experiência religiosa por melhor que pareça ser se compara a esta.

2) O Pai é glorificado, v.8.

Todo agricultor tem grande satisfação e orgulho dos frutos que a sua fazenda produz. O vinhateiro comum não foge a exceção, nem Deus o Viticultor divino, pois ele se sente honrado, magnificado e glorificado pelo fato de parecermos com Ele. Posto que, em nossos contatos diários, o caráter de Deus se manifesta em nós em espírito e em verdade. Se queremos a glória de Deus temos que morrer, temos que sofrer a poda da bagagem desnecessária e inútil. Todo ser que tem fôlego de vida louva ao Senhor, este é um atributo da natureza, mas apenas os filhos de Deus o adoram, apenas os ramos da Videira que estão em plena conexão com o Senhor é, que de fato glorificam o seu nome, que é excelso para todo o sempre, amém.

3) Somos discípulos do Senhor, v.8b.

Apenas quando Deus é por nós glorificado verdadeiramente que nos tornamos discípulos do Senhor Jesus, como Ele mesmo disse, “e assim vos tornareis meus discípulos”. Note que precisamos estar em comunhão com Ele numa sintonia fina, expressarmos semelhança com Ele e glorificarmos ao Pai, para que, então, sejamos reconhecidos como autênticos discípulos do Senhor. A exposição dessa verdade feita pelo Mestre de Nazaré, “e assim vos tornareis meus discípulos”, é  também encontrada em certo texto anterior que diz, “se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”, Jo 8.31-32. Portanto, o sucesso da vida cristã é determinado pela obediência perseverante. Assim sejamos ramos plenamente conectados e leais ao Senhor contínuamente, e assim produziremos frutos abundantes na sua obra. Em relação ao mundo espiritual nada fica sem definição ou encoberto muito tempo, ou a pessoa é ou não é discípula do Senhor, pois por aquilo que a pessoa é, faz e os frutos que produz é como ela será reconhecida por Deus. 
E “tal como um agricultor sente que os seus labores estão sendo ricamente recompensados, quando o fruto de sua vinha é abundante, assim também os eternos desígnios de Deus são vistos como algo que produz um glorioso efeito. Quando os vasos de misericórdia, os redimidos, abundam nos frutos, de justiça, que vem por meio de Jesus Cristo..” 

CONCLUSÃO

Devemos nos esforçar para compreender os desígnios de Deus, as evidências nos revelam que Ele tem um objetivo em mente em permitir que sua igreja esteja no mundo. O Senhor Jesus foi e prometeu voltar, mas porque Ele ainda não cumpriu a sua Palavra? Temos um documento fiel produzido por pessoas acima de qualquer suspeita e inspirado pelo Espírito Santo que aponta para isso. Ele não regressou ainda porque quer que a sua igreja continue salinizando, iluminando e resgatando alguns do mundo. Portanto é muito importante a nossa comunhão com o Senhor Jesus, somente através do poder que há nesta conexão é que produziremos superabundantemente frutos para Deus até que Ele volte. Ora vem Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário